sexta-feira, 26 de julho de 2013

Antes que termine o dia

   Nunca me apeteceram as críticas de cinema, somente as da vida. Mas hoje vou usar da sétima arte para tentar entender um pouco dos laços que nos mantém vivos. Anos atrás me deram ótimas recomendações sobre o romance Antes que termine o dia. Logo que ouvi a palavra romance, torci o nariz. Nunca fui lá muito fã de histórias que passam longe do que acontecem no nosso dia a dia, mas nos dão a ilusão de que um dia possa acontecer. Pra mim, filmes tinham que mostrar uma realidade completamente surreal ou algo que realmente possa acontecer. Peguei meu copo de intolerância, um balde cheio de preconceitos e apertei o play.

O filme conta a história de um casal que vive em Londres. Samantha é uma musicista recém-formada e romântica; Ian, um geneticista conceituado e workaholic. Ela faz planos de vida; ele, de trabalho. Ela sente; ele pensa. O filme relata um dia inteiro do casal – dia também da formatura de Samantha –, até que no fim, o casal tem uma discussão e ela morre em um acidente de trânsito. O filme não deixa claro se por uma premonição ou uma segunda chance da vida, Ian acorda no outro dia e encontra Samantha ao seu lado. Assustado, percebe que tudo que aconteceu no dia da morte de Samantha está acontecendo novamente, só que de forma diferente. Percebendo isso, tenta fazer daquele dia o melhor da vida deles. Resultado: posso rever o filme 30 vezes, 30 vezes chorarei.

Passando da arte para a vida, o filme me fez pensar sobre nossas fragilidades e a imprevisibilidade do futuro.  Será que estou realmente vivendo cada dia de forma a não me arrepender caso seja hoje meu último dia na Terra? Quais as minhas prioridades? Será que realmente é preciso perder para dar o devido valor? Fiz uma auto avaliação e cheguei à seguinte conclusão:

Antes que termine o dia vou me dedicar ao máximo ao meu trabalho, enquanto estiver nele. Não importa se meu ofício atual seja o que eu sempre sonhei, mas farei o melhor que estiver ao meu alcance no momento. Serei cordial com meus colegas, paciente com meus clientes e sereno com meu chefe.

Antes que termine o dia direi aos meus pais e familiares o quanto os amo. Farei o que for possível para estreitar ainda mais os laços de sangue que nos unem. Serei honesto com todos, mas principalmente com aqueles que fazem parte da minha rotina diária. Serei verdadeiro e sempre os deixarei com um bom dia carinhoso ao ir para o trabalho ou lazer.

Antes que termine o dia serei o melhor namorado que consiga ser. Ficarei atento às necessidades do meu companheiro, serei paciente quando for preciso e deixarei de pensar só em mim. Serei carinhoso e darei o devido valor para que, ao contrário de Ian, o remorso não me corroa.

Antes que termine o dia serei melhor comigo mesmo, pois sei que o tempo só será generoso comigo se eu mesmo o for. Cuidarei do meu corpo para prevenir enfermidades. Cuidarei da minha mente para que não seja só um corpo vazio. Cuidarei da minha alma para que haja equilíbrio interno.


Meu maior desejo é que, antes que terminem os dias, meus dias não sejam em vão.

"The only thing you can control is your own choices"

Nenhum comentário:

Postar um comentário