terça-feira, 16 de julho de 2013

Amadorismos


Certa vez vi uma entrevista que Clarice Lispector concedeu na década de 70 em que dizia sobre seus hiatos criativos, explicando o porquê de passar tempos sem produzir textos e outros onde escrevia com voracidade. Sempre séria, foi categórica: Eu não sou profissional, só escrevo quando quero. Sempre fui amadora e faço questão de  continuar sendo amadora. Duas frases que caíram como uma bigorna na minha cabeça.

O mercado está ávido de bons profissionais. Anúncios de jornais, comerciais de universidades, cursos e workshops esfregam na sua cara que não basta ser apenas bom no que faz: você precisa ser o melhor. Enxertam na cabeça dos jovens uma série de fórmulas e teorias como fórmula do sucesso, criando a ilusão da realização plena por meio delas. De certo, não me refiro às ciências exatas e médicas. São anos de pesquisas para se chegar a um resultado. Mas em todas as outras, é mais que necessário que sejamos amadores.

Na etimologia da palavra, amador faz com amor. E todo amor vem repleto de dedicação e boa vontade, que são, para mim, a verdadeira fórmula do sucesso. Quer ser bem sucedido em qualquer área da vida? Use da dedicação e boa vontade. Verdadeiras amizades pedem, relacionamentos duradouros exigem e auto realização clama para que sejamos amadores. Sem obrigações excessivas, sem muitas cobranças, sem martírios, apenas fazendo com amor e responsabilidade.

Ao contrário dos bons profissionais, que começam cedo, os amadores não têm idade pra começar. Pode ser aos 15, aos 25 ou até mesmo aos 70, qualquer um é amador em alguma coisa, só falta investimento de tempo, dedicação e boa vontade. E não precisa ser o melhor desde sempre: amadores vão se lapidando com o tempo, assim como Clarice.


Confesso que ainda preciso de mais abstração para absorver a profundidade da obra de Clarice, mas apenas vendo esta entrevista percebi que ela não só nos choca com o explícito, mas nos faz refletir com o implícito. Amadoramente profissional, ela nos ensina através do próprio exemplo que realização pouco tem a ver com as técnicas que você aprendeu, mas sim o amor com o qual você as aperfeiçoou. 

Um comentário:

  1. Exatamente assim como eu me sinto em relação ao blog!

    Mais uma vez, um belíssimo texto!
    Bjo

    ResponderExcluir