sexta-feira, 28 de junho de 2013

Atente

Atente ao tempo.
Ele passa e leva tudo de bom e de ruim e deixa somente as lembranças. Não adianta, não retrocede, não para, apenas segue e é nossa obrigação sabermos respeitar seu ritmo e dançar conforme a música. É via de mão única. Pedaços de nós que ficam para trás jamais serão recuperados e é essencial que aceitemos esta condição. Em hipótese alguma tente jogar sujo com o tempo: sagacidade é uma de suas principais virtudes e, cedo ou tarde, ele te dá uma rasteira.

Atente ao seu corpo.
Você é fruto de tudo o que viveu, comeu, bebeu, vestiu, usou. Sua história é constituída de oportunidades aproveitadas, chances perdidas, perdas sofridas e vitórias bem vividas.  Existe um abismo de diferenças entre o que você vê no espelho e a forma como você se enxerga. Enquanto o reflexo do vidro é efêmero, seu verdadeiro alicerce é eterno e imutável.

Atente à sua mente.
Como está sua relação consigo mesmo? Anda se cobrando muito? Se sente cansado diante de tantas responsabilidades? Tem se dado férias? Diferente das máquinas, não funcionamos por meio de engrenagens fáceis de trocar. Quando nossa mente apresenta problemas de funcionamento é difícil de ajustar aos moldes antigos. Seja honesto com suas necessidades e limites e, se necessário, extravase os excessos.

Atente ao seu parceiro.
Valorize quem está com você. É uma pessoa de carne, osso, sonhos, desejos e vontades. Ninguém entra numa relação sozinho e é preciso haver, além de harmonia, um equilíbrio entre os dois. Ela só faz por você o que gostaria que você fizesse por ela. Preste atenção nos detalhes, nas entrelinhas e nas coisas não ditas. Repare na alegria dela ao te ver e faça uma constante reflexão se vocês estão se doando igualmente para o bem da relação. Por pior que seja a rotina, faça um elogio espontâneo. Isso melhora o humor e a moral de qualquer um.

Atente ao mundo.
Estamos na era da sustentabilidade, o que coloca em cheque nossas atitudes em relação ao meio ambiente. Devemos ter a consciência de que nada é eternamente sustentável, reciclável ou reutilizável, mas algo deve ser feito para que possamos amenizar os impactos causados no planeta. Esqueça a próxima geração e pense na sua. Só assim tomaremos uma atitude imediata para mudar algo.


Viver é um constante exercício de atenção. 

Um comentário: