segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Antes de morrer




Me faltam palavras para definir tamanha tragédia que chocou o país neste fim de semana, em que mais de 230 pessoas vieram a óbito após um incêndio em uma casa noturna na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Jornais do mundo inteiro noticiaram o fato e muito se fala sobre o assunto, mas isso me trouxe à tona um questionamento que sempre faço quando vejo acidentes como este com tantas vítimas: como foram as horas que precederam sua morte?

Pode soar mórbido, mas não. Inúmeras vezes ouvi relatos de parentes e amigos de vítimas que relataram suas últimas horas de vida e havia um ponto em comum: quase todas apresentaram comportamento atípico em seus últimos dias. Crendices e misticismos à parte, será mesmo que de alguma forma pressentimos nossa partida?

“Ao se despedir, ele me deu um abraço forte como nunca havia me dado”, disse a mãe do rapaz que morreu em um acidente de carro. “Quando saiu de casa, ela, que era bastante severa, deu um beijo fraterno em nossos filhos e saiu por aquela porta pela última vez”, diz o marido de uma empresária que foi baleada em um semáforo. Casos fictícios, mas que, combinemos, podem acontecer com qualquer um de nós. 

Será mesmo que sentimos que a hora está chegando e decidimos deixar a melhor das impressões? Será que Deus avisa: “É, meu amigo, sua hora chegou. Trate de se despedir dos seus entes com sua forma mais carinhosa.”? Ou será que os que ficaram preferem guardar de forma bela as últimas lembranças dos que não estão mais entre nós? Perguntas que permanecerão sem resposta por muito tempo, assim espero.

Se estes jovens tiveram ou não a oportunidade de se despedir, agora pouco importa. Voltemos nossas orações aos amigos e familiares das vítimas para que tenham o conforto necessário neste momento tão difícil. E se você não se sentiu sensibilizado ao acompanhar o caso, talvez esteja longe de morrer, mas também não sabe o valor de uma vida. 

Aos que sentem, orem. Aos que não sentem, respeitem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário