terça-feira, 7 de julho de 2015

O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?

Bombeiro, fisioterapeuta, bancário, dentista. Na minha infância eu quis ser tanta coisa, mas na hora de decidir meu rumo profissional optei pelo jornalismo motivado exclusivamente por minha paixão pelas palavras. Hoje adulto, formado e no mercado de trabalho, almejo outras coisas. O “querer ser” agora vai muito além do que eu faço para pagar minhas contas.

Hoje eu quero ser mais.

Eu quero ser corajoso e disciplinado para enfrentar desafios. E estes podem ser simples como adquirir hábitos saudáveis. Eu quero ser paciente com quem pensa diferente de mim. E que eu possa aprender com outros pontos de vista. Eu quero ser solidário e ajudar mais ao próximo. E esse próximo pode ser um pobre ou um rico que precisa apenas da minha atenção. Eu quero ser mais aberto a novas experiências. Mas que eu entenda os limites do meu corpo e os limites dos outros. Eu quero ser mais ser mais estudioso. Mas com o único intuito de fazer o melhor por mim, não para ser melhor que os outros.

Hoje eu quero ter mais.

Eu quero ter a firmeza de olhar para trás e me orgulhar do que fiz. Tanto acertos quanto erros. Eu quero ter mais amigos e menos colegas. E que eu saiba distingui-los pela bondade no olhar. Eu quero ter a chance de conhecer lugares onde nunca imaginei estar. E esse lugar pode ser o coração de alguém. Eu quero ter mais idade sem que isso signifique envelhecer. E entender que o tempo pode ser bom ou ruim, dependendo do que eu faço com ele. Eu quero ter o compromisso de ser cada vez melhor para mim e, por consequência, para os outros. Não o contrário.

Hoje eu quero estar mais.

Eu quero estar mais presente na vida das pessoas que amo. E que presença não seja apenas física, mas que eu seja lembrado nos momentos mais simples. Eu quero estar em paz com minhas escolhas, mesmo que isso signifique estar em guerra com os ideais de outrem. Eu quero estar consciente que tudo muda e que é preciso tempo e paciência para que eu me adapte. E que a gente sempre se adapta. Eu quero estar mais perto de mim. E entender que tudo o que necessito eu não irei encontrar em coisas e muito menos em pessoas.

Advogado, engenheiro, professor, psicólogo. Tudo isso não é o que eu sou, mas o que eu faço. Agora eu entendo que a vida inteira eu respondia errado a esta simples pergunta. Eu posso fazer qualquer coisa quando eu sou quem eu quero ser.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário