terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Racionamento de vida


Nunca se falou tanto em racionamento quanto nos últimos dez ou vinte anos. Nos aconselham a utilizar de forma racional muita coisa que antes tínhamos em fartura para que as próximas gerações também possam usufruir dos recursos. Água, energia, alimentos, petróleo e outros recursos naturais hoje nos dão uma noção de finitude: nada é para sempre. Mas devemos ter em mente que racionar não significa economizar, mas usar de forma consciente. 

Tem muita gente economizando vida. 

Mal nascemos e nossos pais já dizem: quando crescer vai ser doutor. Querem adiantar nossos primeiros passos, as primeiras palavras, o primeiro quebra cabeças e uma gama de outras coisas que só visam quais serão nossas capacidades cognitivas no futuro. A grande verdade é que, dos 0 aos 17 anos, a criança é preparada para o vestibular. Ela passa, mas, e agora?

Faculdades são fábricas de sonhos perfeitos. Todo ano formam milhares de médicos, advogados, engenheiros que investem grana e esperança numa profissão que o indivíduo deve seguir para o resto da vida. Enquanto estudam, pensam na formatura. Enquanto se formam, pensam no mercado de trabalho. Enquanto trabalham, pensam na estabilidade. Enquanto se estabilizam, pensam na aposentadoria. Só quando se aposentam, pensam em viver, mas aí o corpo já não consegue acompanhar os desejos da mente. 

Num caminho totalmente oposto ao dos recursos naturais, quanto mais vivemos, mais vida temos. Não perca uma viagem de férias com os amigos só pensando em economizar para comprar seu carro, oportunidades de compra aparecem todos os dias, oportunidades de viver momentos, não. O grande amor da sua vida, como retratam nos filmes, pode nunca aparecer. Construa bases sólidas com quem você se sente bem e enxergam um mesmo futuro. Caminhe na chuva, pare uns instantes para apreciar um pôr do sol, seja gentil com as pessoas. 

Saiba diferenciar FELICIDADE de REALIZAÇÕES. Conseguir um excelente emprego ou comprar seu apartamento são grandes realizações que podem ou não lhe trazer felicidade. Ser feliz está na forma como você usa as ferramentas que possui. 

A virada do ano é um novo ciclo somente para calendários e atividades burocráticas. Não preciso do Primeiro de Janeiro para começar uma nova vida, uma nova dieta, uma nova atitude. Mas pelo poder de motivação que um ano novinho nos traz, meu desejo é que em 2014 a gente não economize vida, não desperdice momentos e não racione amor. Que o próximo ano o recurso natural Vida seja inesgotável e acessível a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário