domingo, 11 de agosto de 2013

Dez minutos de silêncio



Todos precisamos de dez minutos de silêncio. Silêncio para organizar. Silêncio para raciocinar.
Silêncio para não precipitar. Silêncio para relaxar.
Silêncio para não gritar.

Todo mundo precisa de silêncio, às vezes. Pessoas se tornam inconsequentes quando falam em demasia quando deveriam calar-se. Palavras não dão espaço aos pensamentos. Arrependimentos quase sempre são frutos de atos impensados, não raciocinados, não disciplinados. 

Silêncio é disciplina.

O calor dos acontecimentos pode nos dar uma falsa sensação de decisão acertada. Posso amar alguém e, num súbito momento de raiva ou tristeza, achar que não o amo por motivos frívolos. Meus motivos frívolos. Dez minutos de silêncio são altamente recomendados nestes momentos. 

Acontece muito. Você pega um fato desconexo aqui, junta com uma reação inesperada ali, um cenário que justifique toda a ação e pronto. Você vira autor de novela mexicana. A sua novela mexicana. Acontece que nem tudo gira em torno de você e suas expectativas. Existem muito mais elementos na trama principal da novela da vida que você desconhece. Dez minutos de silêncio farão você entender melhor.

Cenas de ciúmes entre namorados, discussões fúteis entre amigos, brigas com familiares, entraves no campo profissional. Tudo isso poderia nem acontecer se usássemos de dez minutos de silêncio. Já pensou em quantas situações desagradáveis poderiam ser evitadas se todas as palavras viessem após dez minutos de silêncio? Ao invés de “não quero mais te ver”, tente “me dê dez minutos que depois a gente conversa”. Ao invés de “eu te confiei minha amizade em vão”, tente “me dê um tempo e, depois, me explique seus motivos”. Ao invés de “desejaria não ter nascido nesta família”, tente “vamos parar a discussão por hoje e conversar quando nos acalmarmos?”.

Dez minutos de silêncio é uma regrinha de relacionamento consigo mesmo e com os outros. Eu, você e todos nós precisamos deste tempo. Tenha o seu e respeite o do outro. E, caso não respeitem seu tempo, pare, tenha dez minutos de silêncio, 1... 2... 3... e aja.


Um comentário: