terça-feira, 30 de abril de 2013

Forever young



Me tirem desse mundo. Aqui não pertenço. Vejo-me na contramão de milhares de pessoas infectadas pela Síndrome de Peter Pan e, ainda bem, por enquanto estou imune. Os portadores desta síndrome não têm paz. Querem ser eternamente jovens, vivem numa eterna luta contra o tempo e não entendem que nostalgia existe somente para ser lembrada, não vivida. Ao contrário da canção, I don’t wanna be forever Young

Vez ou outra me questiono se o meu envelhecimento que é precoce ou a juventude dos outros que é retardada. E não chego a resultado algum. Não sou o mesmo de cinco anos atrás e acho completamente natural que minha rotina e meus valores mudem conforme adquiro experiências. Enjoo fácil de lugares, programas, comidas, bebidas. A rotina me massacra e sinto-me deslocado de diversos grupos.

Mas o que vejo no cotidiano são pessoas em sua eterna batalha contra o tempo. Não querem envelhecer, mas antes disso, não querem se mostrar velhos. É mais uma questão de imagem. Prova disso é a indústria da beleza e rejuvenescimento que, independente de crises, cresce ano após ano. É botox, lifting, peeling e uma infinidade de tratamentos e produtos para retardar os efeitos do tempo, sempre implacável.

Cada idade tem sua beleza e características próprias. Peter Pan, coitado, nunca terá o prazer de rever os velhos amigos e estes notarem como o tempo lhe fez bem. Em sua eterna juventude, será sempre confuso, dependente e completamente despreparado para os percalços da vida, que certamente virão. Viverá tanto em constante euforia que não conhecerá a felicidade, que nunca é plena, justamente para ser valorizada. Imaturo, não enxergará a saída logo a sua frente, pois terá os olhos cheios demais com lágrimas. Mimado como toda criança, não saberá lidar com as perdas.

Eternamente jovem? Não, obrigado. Evoluir me seduz muito mais do que estagnar. 

Um comentário:

  1. Brilhante!
    Interessante que eu pensava agora mesmo sobre os "ídolos" que admiramos. Se estes ficam cantando sempre as mesmas músicas, com os mesmos temas, eu corro em busca de novos. A mesma coisa são os amigos, os círculos sociais, as empresas que trabalhamos...

    Sempre crescendo, sempre evoluindo. :D

    ResponderExcluir