segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tudo que eu posso te desejar




Todo ano é mesma coisa. A poucos dias de começar um novo ciclo de 365 dias em que todos dão os votos de felicidade, saúde, paz, dinheiro e outras benevolências, eu caminho na direção contrária. Prospecções são importantes para traçar metas e tomar atitudes para que elas se concretizem, mas acredito que só há evolução quando olhamos para o que passou e tiramos alguma lição.

Antes que 2013 comece, meu desejo é que você olhe para trás.

Olhe para trás e contabilize as pessoas que dividiram com você momentos importantes deste ciclo. Quantas chegaram? Quantas partiram? Quantas te surpreenderam? Quantas te decepcionaram? Viver é uma viagem e devemos escolher de forma sábia quem serão nossos companheiros de aventuras.

Olhe para trás e reveja suas metas e objetivos traçados no fim do ano anterior. Foram todos alcançados? Se a resposta for um sonoro “sim”, comece a se preocupar. Vivemos em constante mutação e enquanto os dias passam, vêm com eles novos sonhos e objetivos e é isso que nos mantém vivos. Qual o sentido de olhar adiante se tudo o que eu quero ficou para trás? Então, desejo que no ano que está por vir você tenhas muitos sonhos e, se eles não se realizarem, espero que sonhe mais e mais. Viver é saber que podemos tirar os pés do chão.

Olhe para trás e repense suas atitudes com você mesmo. Alguns de nós têm o hábito de se doar para o próximo – o que não deixa de ser uma atitude louvável -, mas esquecem de si. Desejo que você seja seu melhor amigo neste ano que está saindo do forno. Que mesmo sendo um só, não seja sozinho. Que aprenda a sair de casa sem rumo, caminhe descalço na grama, veja o pôr do sol, aprecie e sinta a presença da pessoa mais importante do mundo: você. Viver é ser protagonista da própria vida.

Olhe para trás reflita sobre seus desperdícios, principalmente o do tempo. Apesar de paradoxo, cada dia a mais é um dia a menos e algumas coisas se perdem no meio do caminho. Cada dia que você perde em um trabalho que não te faz feliz, boas oportunidades de felicidade se fecham sem que você perceba. Cada dia que você perde sem perdoar um amigo que te magoou é um dia a menos de confidências e risadas ao telefone. Cada dia que você passa insistindo em algo que não te faz realmente feliz, diminuem as chances de algo novo e bom surgir. A gente morre cada vez que se arrepende de algo que não fizemos. Viver é justamente o contrário.

Depois de tanto olhar para trás é normal que o pescoço doa. Isso é intencional para que possamos aprender que olhar para trás quase sempre dói, mas é a dor necessária que precisamos para olhar para frente e fazer diferente a cada ciclo iniciado. Embora já não seja cedo, nunca é tarde para começarmos a mudar.

Para 2013 eu só posso desejar uma coisa: VIDA.

O resto vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário