segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Brasilidade




Se pudesse me definir em apenas uma palavra, esta seria brasileiro. Possuo traços marcantes de brasilidade nesse meu jeito que às vezes penso ter nascido no país errado. Um Brasil onde existem inúmeros problemas e questões a ser resolvidas, claro, mas entre os vários pontos de visa, me apego ao melhor. Um país onde grande parte da população sente vergonha de pertencer, mas que, num movimento totalmente inverso, pessoas do mundo inteiro querem morar. Talvez pelo fato de que somos péssimos em marketing pessoal.

Acompanhei ontem a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres e me deparei com um belíssimo espetáculo que, além dos ótimos shows, apresentou as belezas de uma das cidades mais visitadas do mundo. O interessante é que a população londrina sente orgulho de morar em uma cidade sem cor, sem sol, onde as pessoas são frias, tristes e um simples olhar é considerado ofensa. Sem desmerecer seus belíssimos pontos turísticos e sua história, já ouvi dizer que Londres é cidade de gente amarga.

Já nós, brasileiros, que enfrentamos os mais diversos problemas econômico-sociais distribuímos e retribuímos sorrisos gratuitamente. Temos um dos melhores climas do mundo, estamos longe das fendas de placas tectônicas, vulcões, furacões e terremotos são realidades distantes. Isso sem falar do nosso maior patrimônio: nosso povo. Posso conhecer poucas culturas e nunca ter cruzado fronteiras internacionais, mas por relatos de pessoas próximas, ouso dizer que somos privilegiados.

Tenho uma grande amiga que considero uma das pessoas mais fantásticas e cultas que cruzaram meu caminho. Nascida no Líbano, mudou-se para o Brasil ainda criança e teve a oportunidade de conhecer os mais variados lugares deste mundo. Em uma de nossas conversas, ela disse que não existe lugar melhor pra se viver que o Brasil. Segundo ela, somos um povo que leva uma vida leve e sem preocupações em demasia e que apesar de tudo, sabemos aproveitar a vida.

Nosso marketing pessoal é tão fuleiro que desde pequeno aprendemos a odiar um lugar tão belo enquanto os chineses, por exemplo, veneram seu país onde a imprensa é censurada, ainda existe trabalho escravo e o governo controla todas suas ações. Longe de mim me cegar pelos problemas que nos assolam, mas como diz meu pai: cuide bem do que lhe foi dado, independente do estado. Posso estar contra uma legião de internacionalistas, mas minha brasilidade ainda grita dentro de mim e me faz amar este país que chamo de lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário