segunda-feira, 18 de abril de 2016

O CHORO

Chorei. Para muitos o choro é sinônimo de alívio e um meio de aliviar quando a dor aperta. Pra mim , não. O choro pra mim é uma tormenta, e vem da angústia de quando não consigo organizar o que penso. É aqui que interrogações viram pontos finais. O choro é a mais incerta das reações humanas, pois é uma das únicas que não vem da certeza. O sorriso vem da alegria, a gargalhada vem do que é engraçado, o arrepio vem de algo que te toca a alma, o silêncio vem da tristeza e da reflexão. O choro só vem quando você não sabe o que fazer com um sentimento. Chorar é não saber.

É não saber o que fazer com aquela saudade que aperta. É não saber como vai ser da nossa vida com a perda de um ente querido. É não saber se vai conseguir amar novamente. É não saber se perdoa. Criança chora porque não sabe. Sabe o que quer, mas não sabe o que fazer para conseguir.  É não saber o que, no fundo, sabe. E se não sabe, aprende.
Aprende que, assim como aperta, saudade também afrouxa. Aprende que apesar de tudo, deve-se continuar. Aprende que perde-se um amor para encontrar outro nas situações mais inusitadas, mas que o segredo é não esperar. Aprende que o perdão liberta, principalmente quando perdoamos a nós mesmos. E a gente só aprende quando aceita nossas fraquezas e fragilidades. Quando entende que chorar pode te tornar vulnerável ao teu inimigo, mas te torna humano ao teu amigo. E que não se vive para agradar quem não nos agrada.
Chora quem não se conhece. O saber nos fortalece. Mas a gente sabe que passamos a vida tentando nos conhecer. Então, chore, molhe o travesseiro, encharque o ombro do amigo com suas lágrimas, soluce se for preciso. Mas depois do sentimento extravasado, aja. A gente só encontra a luz quando explora nossa escuridão.
E, sem aprofundar no tema, vivemos tempos sombrios na política brasileira. Opiniões divergentes e ânimos exaltados. Muita lágrima, muito grito e também muito choro. E, mais uma vez, é um choro por não saber. Não saber como será o dia de amanhã. Não saber se nossas boas expectativas serão alcançadas pelos representantes que colocamos lá (e que nem sempre representam nossas vontades). Não saber as consequências deste momento histórico pelo qual passamos.  Mas há que se andar pela escuridão para encontrar a luz.

Mas, a despeito de tudo que vai contra o choro, um fato não podemos negar: é a expressão de sentimento mais verdadeira. Podemos forçar o sorriso, a surpresa, o espanto e a raiva sem sermos descobertos. Mas um choro falso é logo identificado. O choro é o mais confuso e o mais legítimo dos sentimentos. Vai entender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário